quinta-feira, 16 de abril de 2009

Etnias

Assim como muitas colegas comentaram em trocas de mensagens, tive dúvida quanto à atividade do mosaico/painel, pois primeiramente não havia ficado bem claro, mas coletando idéias entre as colegas, consegui encaixar esta proposta nas aulas que estão em andamento. Nos conteúdos de 5º ano (4ª série) consta os estudos sobre o Rio Grande do Sul, como já havíamos trabalhado em sala de aula a localização do nosso estado, achei que seria possível unir o assunto etnias à povoação do Rio Grande do Sul. Os alunos pesquisaram em casa a origem de suas famílias e apresentei um texto com a história da vinda dos açorianos, dos negros, alemães e italianos, observamos também as heranças culturais que temos destes povos e que elas estão misturadas no dia a dia. Percebi, através de seus comentários sobre o trabalho, que acharam interessante descobrir coisas como a origem da linguiça, do vinho e até do samba, assim como observar as suas características.

Um comentário:

Iris disse...

Olá, Ana

Teus alunos acharam interessante descobrir a origem das coisas e observar as suas características. E tu? O que achaste da atividade proposta? Aprendeste alguma coisa ao desenvolve-la com teus alunos? Achas que este tipo de atividade é potencialmente subversiva para mudar alguma coisa?
Abra@os, Iris