domingo, 4 de novembro de 2007

O MENINO MALUQUINHO – Ziraldo

Objetivos: • Conhecer a história que originou um personagem muito conhecido pelas crianças; • Encenar algumas partes da história; • Mostrar os personagens. Desenvolvimento: A partir da história “O Menino Maluquinho”, contada utilizando o livro que foi escrito por Ziraldo, começamos o trabalho de identificação dos personagens, interpretação da história. Foram distribuídas folhas com o desenho que havia na capa do livro para que os alunos colorissem. Depois, em uma grande roda relembramos a história e seus personagens e, então, fiz a proposta de “brincarmos” com a história, fazendo de conta que era um teatro. Nosso teatro seria diferente: os alunos são pequenos, então a proposta foi de recriar as gravuras do livro, já que na história não havia muitos diálogos. Escolhemos os atores e o grupo começou a citar as cenas que iríamos fotografar. A maioria dos alunos demonstrou interesse pela atividade, pois era diferente de tudo que já tínhamos feito com histórias e foram logo agilizando o processo de arrumação (acessórios, espaço na sala, idéias, etc). Alguns, timidamente, não quiseram participar do elenco, porém exerceram o papel importante de platéia. Oscilamos diariamente entre o desejo de ser amado e o medo da rejeição para produzir. Qualificamos como “bons” ou “maus” desde o nascimento (um bebê “bom” não chora)... Vemos com os olhos dos outros e sentimos o cheiro com o nariz dos outros... Quem somos e o que está acontecendo resulta de uma séria perda de experiência pessoal... Trabalhe com o aluno onde ele está e não onde você acha que ele deveria estar. – Improvisação para o teatro

2 comentários:

Catia Zílio disse...

Olá, Ana!
A história do Menino Maluquinho é uma das minhas histórias preferidas, você já viu que ela está disponível online no site http://www.meninomaluquinho.com.br/Online/default.asp.
Fizeste adaptações na técnica das fotos para realizar esta proposta de Teatro com tua turma e começaste a estabelecer relações da tua prática com as leituras indicadas, assim começaste a compor teu Invetário com o rico material que tens. Como ainda não enviaste teu Inventário para o ROODA deixo algumas sugestões para explorar e aprofundar este teu registro:
* Com qual turma realizaste esta proposta? Que achas de falar mais sobre teus alunos, pois não os conhecemos?
* Que contribuições os três textos obrigatórios (“Improvisação para o teatro”, “Formas de abordagem dramática na escola” e “Aula de teatro é Teatro?”)trouxeram para tuas aprendizagens sobre Teatro e Educação?
Não esquece que o Inventário deve ser entregue neste fim de semana! Qualquer problema entre em contato!
Abraços, Cátia

Cris disse...

Oi colega, tudo bem? Adorei a atividade que descreveste através da história do Menino Maluquinho. Eu também desenvolvi um centro de interesses partindo de uma das tantas aventuras deste personagem. Poderemos até trocar algo para enriquecermos nossos trabalhos.
Um beijo enorme!